Projeto de acesso facilitado a medicamentos que pode ser implementado pelo Governo do Distrito Federal, já é considerado exemplo de política pública eficiente
Por Celso Alonso
Foto - Reprodução Internet
A proposta, apresentada por Tabanez ao governador Ibaneis Rocha, busca modernizar e ampliar o acesso da população do Distrito Federal a medicamentos essenciais, por meio do credenciamento de farmácias privadas. O modelo garante que, quando houver falta de remédios nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o cidadão possa adquiri-los em farmácias credenciadas, com o pagamento sendo realizado diretamente pelo poder público, via Pix.
Segundo o idealizador, a iniciativa tem potencial para eliminar filas, reduzir a escassez de medicamentos e aproximar o atendimento farmacêutico da população, principalmente de pessoas com dificuldades de locomoção. “Imagina quantas vezes o cidadão vai até uma farmácia pública para buscar um medicamento e se depara com a falta dele. Isso se agrava ainda mais para medicamentos especiais. A implantação do projeto erradica definitivamente essa dificuldade, trazendo dignidade ao cidadão e reduzindo o custo desses remédios”, afirmou Tabanez.
Reprodução
Apresentado formalmente ao Governo do Distrito Federal em agosto deste ano, o projeto ainda aguarda análise técnica e posicionamento do Executivo local. Entretanto, ao tomar conhecimento da proposta, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, decidiu adotar imediatamente o modelo. “Faltou remédio da UBS? A Prefeitura paga a conta!”, anunciou Manga em suas redes sociais, ressaltando que o programa “já é um sucesso” antes mesmo de sua estreia.
Para o prefeito paulista, a medida representa uma ação emergencial e humanitária, garantindo que nenhum morador fique desassistido por falta de medicamento na rede pública. “O foco é a saúde e a rapidez no acesso ao tratamento”, destacou.
Tabanez elogiou o projeto de Manga, destacando que a proposta que defende para o DF tem o mesmo objetivo: acabar com a falta de medicamentos básicos na rede pública. "Parabéns ao prefeito Rodrigo Manga por essa iniciativa, que trouxe uma solução prática para a população. Aqui no DF, apresentai uma proposta semelhante e espero que seja implantada em breve para facilitar a vida de quem precisa", declarou Tabanez em suas redes sociais.
Pioneirismo, inovação e compromisso social marcam trajetória de Tabanez
Foto: Carlos Gandra/CLDF
A proposta de Tabanez segue a mesma linha de seu reconhecido projeto “Visão para Todos”, que desde 2019 oferece atendimento oftalmológico gratuito e doação de óculos para crianças em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal. Assim como essa iniciativa, o novo programa reforça o compromisso social do ex-deputado com políticas públicas inclusivas, transparentes e voltadas à melhoria da qualidade de vida.
Com mais essa contribuição, Carlos Tabanez consolida sua atuação como líder comprometido com a inovação e o bem-estar coletivo, mostrando que soluções simples e criativas podem transformar a gestão pública e inspirar governos em todo o Brasil.
Assista:
